WatchTime: O Fator Mais Importante no Ranking do Youtube

Watch Time - O Fator Mais Importante Para o Youtube
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Se você acessar o Youtube e buscar por “como fazer cachorro quente” o Youtube vai listar os primeiros resultados com o que ele “julga” ser mais relevante para você. Ele entende que você deseja encontrar receitas de “cachorro quente” e não um vídeo de alguém “esquentando seu cachorro”, como o nome propõe.

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Como ele faz isso?

O Youtube, com cerca de 300 horas de conteúdo em vídeos enviados por minuto, precisa de uma inteligência eficaz na hora de “julgar” a qualidade e a relevância dos resultados das buscas.

Esse é o motivo pelo qual se trava uma GUERRA para conseguir ter os vídeos bem ranqueados na busca do Youtube. Porque uma vez que se alcança o topo, você terá tráfego segmentado para usar por muito tempo.

Tráfego, tráfego e mais tráfego… isso vale muito dinheiro!

E você quer isso, certo?

Imagine ter uma fonte de tráfego que gere milhares de visitas para seu funil de vendas todos os dias, e isso por vários anos.

Seria uma verdadeira maquina de imprimir dinheiro, não é verdade? Sim, seria!

Dito isso, decifrar os fatores mais importantes para conseguir ser bem ranqueado no Youtube virou uma obsessão para marketeiros no mundo todo. Mas hoje eu quero EXPLODIR A SUA CABEÇA com uma perspectiva diferente.

Descobrir o que se passa dentro do algoritmo de classificação do Youtube é uma tarefa quase impossível. Digo “quase” impossível, porque existe uma série de métricas e sinais que a plataforma nos dá no decorrer dos anos.

Eu não sou o criador do algoritmo do Youtube (caso contrário não estaria aqui, e sim em uma ilha deserta), mas pelo que sei, desde o final de 2012 o fator mais importante de classificação de um vídeo é o “Watch Time por sessão”.

E agora? Já está pronto para começar sua estratégia de otimização de Watch Time?

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Aumentar o Watch Time

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Afinal, o que é o “Watch Time por sessão”?

Watch Time por sessão, ou tempo de visualização por sessão, além de ser a quantidade total em minutos que seu vídeo foi visualizado, vai mais além, pois indica o quanto seu vídeo contribuiu para a quantidade global em minutos no Youtube. Quanto maior essa métrica, melhor para o Youtube posicioná-lo nas buscas.

Um pouco da história do algoritmo de classificação

Até 2012 a principal medida de sucesso de um vídeo era a quantidade de visualizações. Isso quer dizer que, no passado, um criador de conteúdo poderia subir um vídeo fazendo spam com um título sem coerência e uma thumbnail completamente sem sentido, apenas visando o clique e o aumento nas visualizações (quem fazia marketing no youtube nessa época sabe do que estou falando).

Um vídeo como esse poderia ser visto muitas vezes, mas com uma baixa taxa de retenção de audiência. Isso indicaria que os usuários não estavam satisfeitos com o resultado da pesquisa (ruim).

Ao perceber isso, o youtube se deu conta que a contagem de visualizações não era um bom indicador de qualidade em seus resultados. Além disso, a contagem de visualização poderia ser facilmente manipulada (por exemplo, comprar visualizações em sites de terceiros e cliques falsos).

No geral, a quantidade de tempo que um expectador permanece no Youtube é uma métrica muito melhor para garantir um “nível de satisfação” do usuário.

Vamos chover no molhado agora. É obvio que o Youtube é um negócio e ele faz e visa dinheiro por meio de publicidade. Assim, faz muito sentido para o Youtube que ele favoreça conteúdos que mantenham os expectadores na plataforma pelo maior tempo possível.

WatchTime por Sessão: Fator #1 no posicionamento

Dessa forma, em Outubro de 2012, o Google marcou história mudando seu algoritmo a fim de beneficiar os vídeos que realmente engajavam espectadores e os mantinham no Youtube  por tanto tempo quanto fosse possível.

WatchTime não é apenas uma medida de quanto tempo sua audiência está assistindo seus conteúdos. É mais abrangente do que isso. Portanto, buscar aumentar seu WatchTime, diminuindo seus vídeos de 30 para 10 minutos, apenas para conseguir um ranqueamento melhor, não é uma boa estratégia de SEO.

Então COMO aumentar seu Watch Time e ter seus vídeos bem ranqueados no youtube?

Existem algumas coisas interessantes a considerar quando falamos de “Watch Time”

  1. Retenção de Audiência e Minutos Assistidos de um vídeo (Watchtime de vídeo específico): Quanto tempo o expectador assistiu a um vídeo, medido em minutos e segundos reais. Vamos falar sobre isso mais tarde, mas, no geral, retenção de audiência está diretamente relacionado a quantidade média de tempo que um usuário gasta em seu vídeo. A alta taxa de retenção para um vídeo específico é um excelente indicador de sua capacidade de manter sua audiência em seus conteúdos. O WatchTime está mais relacionado em saber o quanto seu vídeo contribuiu para manter um usuário mais tempo no Youtube.
  1. WatchTime por sessão (conjunto de vídeos assistidos por visita): Altas taxas de retenção de vídeos específicos são importantes, mas, para o Youtube, o WatchTime por sessão é o que está favorecendo a classificação nas buscas. Portanto, WatchTime por sessão não é simplesmente o quanto do seu vídeo foi visto. É mais que isso. É um medidor do quanto seus vídeos contribuíram para o tempo global assistido dos usuários no site.

Como o WatchTime ajudou Felix Kjellberg (PewDiePie) a conquistar o mundo

Qualquer um conhece o sucesso de Felix Kjellberg (PewDiePie), sobretudo depois de ter revelado que faturou mais de 7 milhões de dólares no Youtube em 2014 (cerca de 23 milhões de reais). (link do artigo)

O jovem sueco de 24 anos é o mais bem sucedido criador de conteúdos do Youtube. Felix Kjellberg faz consistentemente uploads de vídeos longos que seus fãs devoram. Seu canal chegou ao efeito bola de neve. Sua audiência assiste seus conteúdos e, em seguida, assiste mais conteúdos, tanto em seu canal como em outros relacionados. O WatchTime se acumula e o Youtube reconhece o intenso nível de engajamento de sua audiência e posiciona seus conteúdos nos resultados das buscas, além de sugerir seus vídeos na barra direita de milhares de conteúdos espalhados na plataforma. Essa “bola de neve” só aumenta seu WatchTime e o torna o maior canal do mundo.

O vídeo a seguir explica como o WatchTime ajudou Felix Kjellberg a conquistar o Youtube e as lições aprendidas que todos os criadores de conteúdo do Youtube devem aprender:

Se você chegou até aqui, quero saber sua opinião:

Espero sinceramente que este artigo tenha clareado sua percepção sobre como funciona o algoritmo do Youtube. Mais uma vez, o algoritmo do Youtube é uma caixa preta, que apenas podemos supor o funcionamento. Então, devido a isso, muitas de nossas perguntas continuam sem respostas, como:

  1. Se um usuário assiste 10 vídeos no Youtube até quase o fim em uma sessão, é apenas o primeiro vídeo que contribui para o “WatchTime por Sessão” ou se o mesmo peso de relevância é dado para cada vídeo da sequência? Ou seja, cada vídeo que foi assistido é incrementalmente recompensado?
  2. Vídeos que são descobertos pelos usuários por sugestão são recompensados de forma diferente em vez de um que foi descoberto por uma busca de palavra chave?

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Adoraria ouvir sua opinião nos comentários abaixo. E se você tiver otimizado seus conteúdos para WatchTime, por favor, comente quais foram as suas experiências.

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  • Sinésio Alves

    Bom, vou ser o primeiro a responder as perguntas.

    Sei que o vídeo que abre uma sessão no Youtube tem mais peso caso o usuário assista outros vídeos depois dele. Vi isso numa entrevista de um engenheiro do Youtube. Com base nisso, acredito que os próximos vídeos assistidos devam ter pesos incrementais caso o usuário continue assistindo a outros vídeos depois deles. Mas o peso maior é para o primeiro vídeo, que abriu a sessão.

    Na segunda pergunta, é mais complicado. Acredito que o algoritmo do Youtube seja mais inteligente que isso. Se alguém busca por uma palavra-chave e fica pouco tempo em um vídeo que apareceu nessa busca e depois vai para outro vídeo que foi sugerido no primeiro vídeo, acredito que o algoritmo seja capaz de “entender” esse comportamento e recompensar o vídeo que o usuário passou mais tempo.

    Esses são meus palpites. Quem mais? Abraços!

  • Alexsandro Diotto

    Sim, essa também é minha opinião. O vídeo que abriu a sessão nova no Youtube é mais recompensado do que os da sequência, pois foi ele que mais contribuiu para a Watch Time global do Site.

  • Denis Moraes

    Valeu pelas dicas, vou começar a utilizar hoje mesmo!!!

    https://www.youtube.com/channel/UCtX3krbpFXVSRWASBbdbQRQ

    • Sinésio Alves

      Denis, obrigado pelo comentário. Muito bacana seu canal, já aprendi várias coisas! rs Coincidentemente, também estamos na região de Campinas. Para não perder nossos próximos vídeos, inscreva-se em nosso canal. Abraço!

      • Denis Moraes

        Opaaaaa,,,,, seguindo!!! Agradeço o retorno e o feedback sobre o meu canal! Estaremos com algumas degustações em Campinas nas próximas semanas. Aguardo a sua presença. Whats: 019-982280905. Abração

  • http://www.explorando.com.br/ Marcos Elias

    Perfeito! Pra quem faz tutoriais e gameplays é bem complicado manter os vídeos curtos, nesse caso a qualidade que vai definir mesmo o tempo que as pessoas estarão dispostas a ficar no vídeo.

    Aproveitando pra comentar, tentei cadastrar meu e-mail mas recebo esse erro: “Alert! There was a problem while connecting to LeadPages server! Message: LeadPages Account is disabled!”.

    • Alexsandro Diotto

      Olá Marcos, obrigado pelo comentário e o aviso, corrigimos este erro pontual.

      Você está correto, procure sempre entregar conteúdo de maior valor para sua audiência, tem algumas dicas para aumentar a watch-time, verifique em sua caixa de email, você deve ter recebido o nosso Guia. Abraço!

    • Sinésio Alves

      Marcos, essa questão de vídeos curtos vs. vídeos longos depende de cada caso. Se conseguir manter sua audiência entretida por mais tempo, melhor. Senão, faça vídeos mais curtos e vá tentando testar os mais longos com o tempo. Analise suas taxas de retenção de público e tempo total de visualizações no canal. Os melhores dias, os melhores horários, os melhores assuntos, a diferença de comportamento entre inscritos e não-inscritos, etc. Estamos aqui para o que precisar. Abraço e sucesso!

  • Mark

    Sinésio muito bom o conteúdo, assinei o canal You Tube Marker.
    Mas gostaria de fazer 01 pedido e 02 sugestões.
    Primeiro: como você conseguiu deixar o visual configurado do YouTube aqui na página, ficou leve e agradável. Não distrai.

    Segundo: Sugestão 01 = faça um tutorial de técnicas de roteiros e de gravação, como posicionamento de câmeras, microfone de lapela e edição.

    Sugestão 02 = colocar o seu botão para baixar infográfico em outro lugar na tela, por que a time line do vídeo impede o click.

    Solução : ou você posiciona em outro lugar na tela do vídeo ou coloque outro botão de baixar logo abaixo do vídeo antes da próxima dobra.

    Mais uma vez obrigado pelo conteúdo.

    • Sinésio Alves

      Fala Mark. Desculpe a demora na resposta. Vamos lá…

      O visual aqui do blog nós que fizemos pra ficar com essa cara. Era isso que queria saber?

      Sobre o tutorial, em nosso curso temos tudo isso em detalhes, além dos bastidores de uma gravação ao vivo. Mas vou ver se faço um material gratuito sobre esse tema também.

      Sobre o botão, testei aqui e deu certo. Mas realmente a time line pega um pouco em cima quando o vídeo está “embedado”. Vou alterar!

      Obrigado pelas sugestões e espero que esteja gostando de nosso conteúdo. Abraço!

  • http://blog.gnosisbr.com.br/ Atila Belloquim

    Olá Sinésio, apenas para avisar que seus links para download / inscrição em lista estão dando erro.

  • Rychellon

    Muito bom Sinésio! Você usa algum tipo de teleprompter? Sua oratória é muito boa, show de bola.

  • http://rendacompleta.com Fábio Umpierre

    Excelente conteúdo, de alto valor e nível elevado, muito bom mesmo.

    Abraço.

  • Homero F. Bernardo

    Bom dia Sinésio!
    Me inscrevi e paguei o seu curso no ano passado e até agora não consegui abrir nada. Desde o primeiro link deu erro e até agora não tive acesso a qualquer conteúdo.
    Já te enviei vários emails e até agora nada!
    Espero que você e sua equipe me ajudem logo porque se me inscrevi e paguei é pq es .tou precisando muito.
    Confira minha inscrição e pagamento por favor!
    Homero Bernardo