Como “Roubar” Audiência de Seus Concorrentes no Youtube

roubar_audiencia
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 LinkedIn 0 Pin It Share 0 1 Flares ×

Nunca foi tão fácil sair na frente da concorrência…

Ok, talvez o termo “roubar” soe um pouco pesado, mas se você compra tráfego para seu produto na internet, você deve saber o quão difícil é encontrar as pessoas corretas para anunciar.

Encontrar público segmentado para seu produto é caro e trabalhoso.

O segredo que estou prestes a dividir com você, me fez sentir incrivelmente idiota por não saber disso antes. Deixe-me explicar:

A base fundamental para toda mensagem de marketing é saber exatamente para quem você está vendendo. Muitos o chamam esse público de “Avatar”, outros de “Persona” ou ainda “Audiência”. Em verdade, não importa o nome pelo qual você chama, o que realmente importa é que você deve conhecer profundamente quem representa seu cliente ideal.

E encontrar essa pessoa não é fácil.

Não seria incrível se você pudesse exibir seus anúncios diretamente para essas pessoas? Agora deixe-me revelar um segredo, isto é completamente possível por meio de uma funcionalidade do Youtube.

Então, por que eu estou com frio na barriga? Isso deveria ser uma notícia boa, certo? Porque NÃO saber dessa dica ANTES me custou muito dinheiro. O que equivale, literalmente,  a MILHARES DE REAIS que desceram pelo ralo em testes de público em minhas campanhas de anúncios.

Pense nisso… eu poderia ter descoberto isso antes e simplesmente ter feito 3 vezes mais dinheiro até hoje, com o mesmo orçamento investido. (Me dá vontade de vomitar, só de pensar nisso).

Mas tudo isso são águas passadas…

O que importa agora é que VOCÊ não cometa os mesmos erros que cometi. Então aplique o que vai aprender hoje em suas campanhas de anúncios e no seu orçamento de marketing.

Essa técnica de “roubar audiência da concorrencia”, ou simplesmente “sondagem” (nome que soa muito melhor), é indicada para você encontrar a audiência ideal para exibir seus anúncios.

Quer saber como fazer isso? Continue lendo esse artigo, porquê você aprender exatamente como isso funciona…

Antes de começarmos a dissecar o Youtube, você deve saber que não são todos os canais que permitem publicidade em seu conteúdo. Mas se você conseguir alguns que permitem isso, você terá encontrado uma mina de ouro. Eu vou te mostrar como encontrar esse mapa do tesouro.

1º Passo: Vá direto ao Youtube e digite no campo de busca a principal palavra chave do seu negócio. Como exemplo, vou buscar pelo termo “Receitas Saudáveis” e ver o que aparece. Nós dois sabemos que o nicho de emagrecimento e alimentação saudável é campeão de buscas na internet. É um nicho de mercado muito carente por informação. Prova disso é a quantidade de resultados na busca, “25.100 Resultados”

imagem1

Em seguida clique no menu “Filtros” e confira as opções. Por padrão, a configuração do Youtube é sempre exibir os resultados por “Relevância”, mas vamos alterar para “Contagem de Visualizações” para termos os conteúdos mais populares.

imagem2

Observe que os primeiros resultados são anúncios e logo abaixo temos um vídeo com 784.428 visualizações, do canal Planeta Paula. Podemos supor que seja um canal consistente e que possa ser um recurso valioso para nosso posicionamento de anúncios.

imagem3

O que é realmente importante aqui é o menu “Mais” e “Estatísticas” que nos dá uma tonelada de informações importantes de nossa sondagem.

imagem4

Você é capaz de visualizar as estatísticas diárias sobre a quantidade de tráfego que este vídeo recebe. Isso é útil para considerar a exposição de seus anúncios nesse vídeo. Se você decidir, baseado na quantidade de tráfego, que esse é um bom lugar para expor seus anúncios, basta copiar a URL da página em um documento de texto, com todos os vídeos e canais potenciais.

imagem5

Isso irá funcionar muito melhor se você conseguir escalar a sondagem da concorrência. Quer saber como? Vamos voltar aos principais resultados da nossa busca “Receitas Saudáveis” e filtrar os resultados por “Canal”. O Youtube irá exibir apenas os canais mais relevantes de acordo com nossa pesquisa. Os resultados aparecerão por “Relevância”, mas também podemos alterar por “Quantidade de Visualizações” para pegarmos os canais com as maiores audiências.

imagem6

Uma vez que você encontrar um canal potencial, basta seguir o mesmo processo para garantir que ele tenha conteúdo relevante com seus anúncios e que seja consistente na frequência de atualizações, sempre com postagens recentes.

Para os canais que parecem ter conteúdo relevante com a sua oferta de anúncio, anote as URLs em seu documento de texto. Uma dica adicional é você não levar em consideração apenas um vídeo específico, mas a audiência como um todo. Para fazer isso, clique no menu “Videos” e verifique se o assunto da sua busca existe nos demais vídeos. Isso trará uma audiência muito mais segmentada para seus anúncios.

imagem8

Pronto para seguirmos adiante e garantir seu espaço na frente da concorrência?

Youtube Ads: Qual o tipo de anúncio ideal para você?

Na hora de anunciar, você terá de escolher entre os tipos de anúncios disponíveis no Youtube.

Clique no botão abaixo para conhecer os tipos de anúncios no Youtube e qual é o ideal para você:

Clique aqui para baixar o Guia Imediatamente

Tem algo que também preciso te contar agora. Canais relacionados no lado direito dos canais no Youtube também são uma verdadeira mina de ouro. Isso apenas se o Youtube não escondeu esta sessão. Neste exemplo estou no canal da Lucilia Diniz e o Youtube determinou que existem varios canais relacionados com a mesma audiência.

imagem9

Com um pouco de esforço, somos capazes de listar varios canais relacionados ao nosso termo buscado “Receitas Saudáveis”

imagem11

O Youtube continua nos direcionando em nossa sondagem, nos dizendo para olhar em outros canais semelhantes em conteúdo. Executando esse método algumas vezes, vamos ter um documento de texto com todas as URLs de potenciais canais.

imagem13

Uma vez que você tenha uma lista de potenciais canais que você deseja usar para posicionar seus vídeos, é hora de criar uma campanha de anúncios no Youtube.

Você vai precisar de uma conta no AdWords e tê-lo vinculado ao seu canal do Youtube. Se não tiver feito isso ainda, você pode seguir o passo-a-passo aqui:(http://www.google.com.br/adwords/get-started/  )

Agora vem a parte divertida…

imagem14

Ao acessar a sua conta do Adwords, clique em todas as “Campanhas de Vídeo” e no botão “Criar uma nova campanha”

imagem15

De um nome para sua Campanha e defina seu orçamento.

Em “Método de Entrega”, selecione “Vídeos do Youtube” e desabilite os outros campos conforme a imagem abaixo. Você pode segmentar por localização (País, Estado, Cidade) se você busca uma audiência local.

imagem16

Em seguida informe o vídeo que você está usando como anúncio no Youtube.

imagem18

Neste exemplo, deixei em branco a programação de exibição do anúncio, porque quero que ele seja exibido em todos os horário e dias da semana.

A rotação de anúncios vai depender se você estiver usando vários anúncios para esta campanha. Neste caso, o Google irá pegar o anúncio de melhor desempenho e favorecer a exibição para essa variação.

Para frequência de anúncios, você pode decidir quantas vezes você quer que um único usuário visualize seu anúncio.

Na maioria das campanhas você poderá diminuir em 100% a exibição em dispositivos mobile (smartphones e tablets). Dispositivos como iPads e iPhones não permitem que o usuário clique em seu anúncio. Por isso, se seu objetivo é simplesmente executar uma campanha de fortalecimento de marca, deixe como está. Se não, diminua em 100%.

imagem19

Em seguida, escolha seu target. Ou seja, escolha seu grupo de segmentação, para quem você deseja que seus anúncios sejam exibidos. Clique em segmentação e depois no ítem “Canais”

imagem20

Agora copie todas as URLs que você adicionou em seu arquivo de texto.

imagem13

Cole-as na seção de canais e clique no link “Adicionar”. Para finalizar, clique em Concluído.

Uma vez que tiver feito isso, você pode voltar para as opções de lance e definir o quanto você está disposto a pagar pela exibição. Você deve escolher um lance razoável para garantir que irá ganhar visibilidade sobre seus concorrentes.

imagem21

Quando seus anúncios estiverem rodando, você poderá coletar dados e métricas que irão indicar quais canais estão com melhor desempenho e poderá escolher entre mantê-los ou remove-los.

Depende do nicho, mas esse trabalho de sondagem pode ser feito semanalmente para você verificar quais são os novos canais que você pode adicionar em suas campanhas.

E agora? Já está pronto para chegar na frente da audiência dos seus concorrentes?

Youtube Ads: Qual o tipo de anúncio ideal para você?

Na hora de anunciar, você terá de escolher entre os tipos de anúncios disponíveis no Youtube.

Clique no botão abaixo para conhecer os tipos de anúncios no Youtube e qual é o ideal para você:

Clique aqui para baixar o Guia Imediatamente

Se gostou do artigo, não esqueça de se inscrever em nosso canal para ficar por dentro das novidades sobre Youtube Marketing, Vídeo Marketing e Marketing Digital.

E se ainda não baixou o guia “Como Fazer um Vídeo no Youtube em 5 Passos”, basta clicar aqui!

Tem alguma sugestão? Deixe um comentário abaixo para sabermos que tipo de conteúdo gostaria de ver por aqui. Obrigado e até a próxima!

 

  • Bruno Cordeiro

    Excelente conteúdo. Parabéns!

    • Sinésio Alves

      Bruno, valeu! Esse conteúdo realmente faz muita diferença para resultados no Youtube. Ainda mais por saber que existe uma grande oportunidade por lá, já que poucas pessoas estão anunciando no Youtube ainda. Abraço!

      • Bruno Cordeiro

        Imagino, é uma sacada ótima. Continue postando bons conteúdos, antes eu não os conhecia, hoje já conheço e confio no trabalho de vocês. Autoridade é tudo não é mesmo? Grande abraco

  • http://institutoempreenda.com.br Hélio Morais Bahia

    Excelente dica. Parabéns e obrigado por compartilhar.

    • Sinésio Alves

      Hélio, obrigado. Que bom que gostou. Estamos preparando muitas novidades. Em breve aqui no blog e em nosso canal. Um abraço!

  • http://licoempresarial.blogspot.com Lincoln Rodrigues

    Excelente artigo! Explicação perfeita! ;) Abraços!

    • Sinésio Alves

      Lincoln, obrigado. Comentários assim são animadores e nos fazem perceber que estamos na direção correta. Já viu nosso último post sobre WatchTime? Acho que vai curtir também. Abraço!

  • rodurma

    Ótimo artigo. Esse tipo de segmentação é tipo um sniper. Dá um certo trabalho mas com certeza o resultado compensa. Vou testar.

  • http://www.claudineifelipe.com.br Claudinei Felipe

    Muito bom! Está tudo aí agora é só fazer a roda rodar!